A técnica de mindfulness apresenta exercícios capazes de controlar ansiedade e estresse.

No mundo acelerado em que vivemos, sentimentos como a ansiedade se propagam numa velocidade absurda, dispersando nosso foco de todas as responsabilidades diárias. Quem nunca se viu tomando café da manhã já com a cabeça a mil nas atribuições do trabalho? Ou então fez um esforço para focar nos estudos, mas se distraiu com o celular tocando por causa de mensagens recebidas? Assim, se você nunca ouviu falar no conceito de mindfulness, talvez esse seja o momento. “Mindfulness tem suas origens em antigas práticas de meditação, e é uma maneira de prestar atenção ao que está acontecendo em nossa vida aqui e agora. Isso não vai eliminar as pressões, mas ajuda a responder a elas de maneira mais efetiva, beneficiando coração, cabeça e corpo”, resume Martin Portner, neurologista e mestre em neurociências. “Ela nos ajuda a reconhecer e afastar reações emocionais e fisiológicas automáticas, inconscientes. A prática de estar no momento presente oferece um salto gigantesco na qualidade da vida”, destaca.
Inúmeras vantagens
A psicóloga e instrutora de mindfulness Daniela Sopezki comenta o quanto essa prática é importante para desligarmos nosso cérebro do “piloto automático”, vivendo mais os momentos e captando as intenções por trás de nossas ações. “Podemos desenvolver a prática de ‘estar consciente’ momento a momento, vivenciando a nossa experiência como ela realmente é, ao invés de ficarmos presos a hábitos repetitivos”, relata a especialista, “e isso permite tomar as decisões de forma mais cuidadosa, e captar o enorme potencial de escolha que temos na vida”.
De acordo com os profissionais entrevistados, os estudos já confirmaram a eficácia da técnica de mindfulness na redução de sintomas de
ansiedade, depressão, estresse e outros transtornos.

Pratique hoje mesmo!

É possível aplicar essas técnicas no dia a dia, como esclarece Giridhari Das, mestre em bhakti yoga e life coach. “Um exercício é se concentrar em qualquer sensação, como por exemplo: o sol entrando no seu quarto ou aquecendo a sua pele; uma leve brisa soprando; pássaros cantando a distância; o vento soprando e agitando as folhas; ou a água deslizando pelo seu corpo no chuveiro, além do clássico foco na sua respiração”, enumera. Giridhari enfatiza o quanto é importante, nesse momento, assumir o controle e dirigir sua mente, mantendo-a na sensação escolhida para observação e direcionando toda a sua atenção. “Se falhar, não tem problema. A pior falha é não tentar. Faça por vezes e mais vezes – quanto mais tentar, melhor. Como todo exercício, requer prática e parece difícil no começo, mas depois fica mais fácil”, finaliza.

CONSULTORIAS Daniela Sopezki, psicóloga clínica e instrutora de mindfulness; Giridhari Das, mestre em bhakti yoga e life coach; Martin Portner, médico neurologista, mestre em neurociências, escritor e palestrante.

TEXTO E ENTREVISTAS VICTOR SANTOS
DESIGN JAMILE CURY GANDARA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *