A chegada do ano novo inspira mudanças de hábitos em muita gente e, por isso, o momento pode ser perfeito para planejar uma reeducação alimentar — afinal, nada melhor do que emagrecer com saúde. A conquista pode ser alcançada no dia a dia, com medidas simples, como prestar atenção no que está comendo e descobrir o prazer em cada sabor do seu prato. A técnica, conhecida como “mindfulness”, tem como um dos princípios que a alimentação seja um prazer e não deixe culpa.
— A maioria das dietas não funciona porque priva as pessoas da comida e do prazer que isso dá, fazendo com que fiquem ansiosas e pensem ainda mais em comer — diz a terapeuta americana Helen Stephenson, que escreveu, ao lado de Patrizia Collard, o livro “Mindfulness, a dieta”, lançado em outubro no Brasil pela editora Best Seller: — Somos livres para escolher nossos alimentos, mas normalmente esquecemos que nossas escolhas são influenciadas por estresse, falta de sono, pressão social e até autopunição.
A promessa da prática é que medidas simples — como parar alguns minutos durante a refeição para perceber seus sentimentos, mastigar muitas vezes cada colherada e comer só quando estiver com fome — melhorem os hábitos nutricionais. e, por consequência, levem à perda de peso. Embora pareça difícil no começo, a técnica torna-se mais fácil com a prática.
— É um treino para toda a vida. Assim como exercícios físicos, o Mindfulness se trata de um exercício mental. Da mesma forma que precisamos movimentar o corpo, precisamos exercitar a mente — explica a Danniela Sopezki, terapeuta do Espaço Arboral especialista na técnica.
Mas a profissional alerta: a técnica nada tem a ver com exoterismo, por isso é importante buscar alguém com formação específica.
Veja a publicação aqui